A freguesia, denomina-se, oficialmente, PAÇOS.

Iniciado há 35 anos, com um parecer da Sociedade da Língua Portuguesa (S.L.P.), o qual teve o entendimento que se deveria escrever Paços e não Passos porque, até ao séc. XVI XVI a grafia era sempre com ç e, porque Paços está relacionado com palácio, do latim palatium, que deu origem a Paços e não Passos, o processo foi encerrado hoje, 09/06/2020, com aprovação, pela Assembleia da República da alteração da denominação da freguesia de "Passos" no município de Fafe,  para "Paços", após deliberações locais da Junta de Freguesia (18/12/2018), Assembleia de Freguesia (28/12/2018), Câmara Municipal e Assembleia Municipal de 06-02-2020 e 27/02/2020, respetivamente, ter, dado parecer favorável à alteração de grafia.

Mesmo não sendo consensual, quer pelas dúvidas de muitos anos, quer pelos hábitos ou pelos ensinamentos, esta nova grafia- Paços- vem uniformizar oficialmente aquilo que há muitos anos é defendido por muitos e que contribuíram para esta possibilidade, e que merecem o nosso reconhecimento. Desde logo, os Párocos, desta freguesia, Rev. Arlindo Freitas, Eduardo Lobo, e atualmente Manuel Novais, que desde sempre nos seus “escritos” paroquiais e simbologia religiosa adotaram a grafia “Paços”. Os antigos autarcas, Joaquim Barbosa e Manuel Fernandes, que desde sempre, embora de forma não oficial, insistiram na grafia Paços. As coletividades locais (Grupo Desportivo, Rancho Folclórico e Escuteiros), não deixaram de seguir a grafia Paços. As professoras e educadoras primárias que, atualmente, ensinam a grafia Paços, e que também durante anos defendiam a alteração. À população, agora, de Paços, que apesar das dúvidas, não deixaram de ser pessoas sábias. Um bem-haja, igualmente, a todos que colaboram na pesquisa e fundamentação da proposta, o historiador Dr. Artur Coimbra e Jesus Martinho, e por último um agradecimento à Dr. Clara Marques Mendes, deputada, por ter aceitado o nosso convite para primeira subscritora do projeto lei, agora, aprovado.

Procuramos não esquecer a história e a memória, haverá sempre um antes (Passos) e um depois (Paços), e que tudo faremos para preservar a nossa identidade, porque essa faz parte da nossa cultura.

A grafia correta é, pois, Paços.

Mas como “a dúvida é a escola da vida” e “a cultura é a identidade de um povo”, procuraremos usar passos, mas para dar passos certos de desenvolvimento, como iniciativa cultural “ Camilo em Passos” que procura percorrer os “Passos de Camilo” pela freguesia, a iniciativa ambiental “Juntar Passos, para uma vida mais sustentável”. Pois, Paços, é uma “terra com passos de Camilo fogo e alegria.”