Falta de Passeios na Travessia da Ponte de Passos

Ex.mo Senhor

Diretor do Centro Operacional do Norte

Assunto: Empreitada: 5010028736/DRR-CON/2018 - PONTE PASSOS SOBRE O RIO VIZELA – FREGUESIA DE PASSOS- CONCELHO DE FAFE;

Dirijo-me, a V.Ex.ª., no sentido de solicitar informação sobre a conclusão da empreitada supra identificada, no que respeita ao seguinte:

Em, 21/08/2019, foi aberto ao trânsito a nova ponte de Passos, sita nesta freguesia de Passos, Concelho de Fafe.

Como já foi, oportunamente, referenciado a V.Ex.º, esta Junta até à presente data, desconhece em completo, o projeto que se encontra em fase final de conclusão;

Pelo que, recentemente, solicitamos, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Fafe, que diligenciasse junto de V.Ex.ª. no sentido de acautelar o seguinte:

a)– A salvaguarda da paragem de autocarro existente no local (Fafe/Povoa de Lanhoso), cuja sinalização foi retirada.

Com a colocação das guardas metálicas colocadas no âmbito da empreitada, ficou eliminada a possibilidade de a mesma se manter no mesmo local, uma vez que este ficou sem acesso.

Entende-se, por isso, que deve ser implementada e estudada uma alternativa;

b) – Solicitamos, igualmente, a pavimentação do acesso criado para a habitação existente. Não obstante, esta Junta de Freguesia ter conhecimento que a solicitação em causa, será, oportunamente, executada.

Para além do atrás referido, dirigi-mo, a V.Exª. para manifestar, a minha preocupação relativo à segurança dos peões/pessoas que têm necessidade, praticamente diária, de efetuar a travessia da ponte, em virtude de possuírem terrenos agrícolas da outra margem do rio e residirem nesta freguesia.

Isto porque, do que é visível, com a conclusão da obra, não foi tida qualquer preocupação relativo a este assunto (inexistência de qualquer passeio para peões) , pelo que só posso deduzir que se trata de um erro grosseiro de projeto, conforme se verifica pela fotografia do local, em anexo.

Nesta conformidade, venho solicitar a V.Ex.ª. a correção atempada desta situação, por forma a eliminar o perigo existente para os peões/pessoas e que, deste modo, possam obstar a eventuais responsabilidades a essa entidade.

Do teor do presente foi dado conhecimento ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Fafe.