Freguesia - Celebração

Janeiro é/era sinónimo de Festa da Freguesia, não fosse a pandemia, teríamos realizado o 3º Almoço Convívio, onde a comunidade partilharia momentos de amizade e de alegria e, certamente, também se realizaria a Festa em Honra do Padroeiro S. Vicente, momentos únicos estes que foram vividos em 2020. No ano passado, no dia 12 de janeiro, tivemos a oportunidade e orgulho de homenagear os Ex Presidentes de Junta. Este ano não quisemos, apesar de tudo, deixar de realizar hoje de manhã uma cerimónia simples, limitada e adaptada às restrições, de reconhecimento/homenagem aos cidadãos que entre 1976 e 2013 exerceram funções de vogais no Executivo da Junta (Secretário ou Tesoureiro) e da Assembleia de Freguesia (Presidente). Em palavras de circunstância proferidas pelo Presidente da Junta foi destacado o compromisso que estes assumiram perante os que os designaram ou elegeram, o reconhecimento e contributo prestado no exercício das suas funções, o seu empenho, responsabilidade e dedicação à causa pública, realçando que nos tempos mais distantes, todas estas funções eram bem mais difíceis de realizar, já que tão escassos eram os recursos e enaltecendo, assim as adversidades dos seus percursos e, por isso, a grande importância de honrar todos os esforços prestados, que certamente exigiram muitos outros sacrifícios, a nível pessoal e profissional.

Salientou que hoje os tempos são diferentes porque a informação que dispomos está mais acessível, existem mais recursos financeiros e humanos, tendo também as exigências aumentado e ainda bem, porque está certo que o desejo de todos é que a freguesia possa ter mais e melhor. Realçou também, a importância de relembrar que algumas das facilidades de hoje assentam no contributo de muitos que durante anos lutaram pelo desenvolvimento da freguesia, considerando importante o papel de todos os presentes e de muitos que já partiram. Referiu, por último, que era uma honra pessoal e um orgulho enorme puder partilhar este momento, simples e singelo, mas sentido com todos. Um bem Haja!