Memorial à Ponte de Passos

Proposta

Há dias que marcam a história de uma gente e de um povo. Neste caso o dia 28 de Maio 2018, fica marcado negativamente… “O derrube da Ponte de Passos”.

Não querendo desde o início criar um facto politico nem entrar no jogo do contra tudo e contra todos e do deita a baixo, o certo é que a “obra de arte” Ponte de Passos foi derrubada de forma leviana.

Relembramos que foi defendido publicamente, que a não preservação da ponte significaria um desrespeito do direito à preservação, e que esse direito que não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, digo a construção de uma nova ponte, mas sim a conservação dos seus pilares constituintes e salvaguardar o seu património. Isto era o mínimo que com sabedoria se exigia.

Esta posição não teve qualquer acolhimento nem sequer respeito institucional daqueles que pela superioridade entendem que estão acima de tudo e de todos, refiro-me concretamente à Infraestruturas de Portugal, que em tempo algum consultou as juntas de freguesia, mais concretamente a Freguesia de Passos, sobre o interesse e salvaguarda deste património, mas também se me permitem o Município de Fafe, que conhecendo ou não o projeto, e mesmo numa outra informação que tive oportunidade e demonstrar pessoalmente ao Sr. Presidente, por uma questão de respeito institucional, apenas mereceu o silêncio ou a ironia da circunstância.

Certo que todas as justificações como a … falta de segurança … o seu património não é classificado… não é possível efetuar as condições de manutenção… não nos foi mostrado o projeto … o problema já é de há 10 anos atrás … etc… etc, podem ser dadas, mas não sermos merecedores de uma consulta sobre a salvaguarda de uma referência da freguesia, representa um desrespeito pela identidade de um povo e é merecedor de “censura”.

Neste sentido propõem-se a Assembleia de Freguesia de Passos, em reunião de 27/06/2018, delibere o seguinte:

- Demonstrar o seu descontentamento junto da Infraestruturas de Portugal, pela atitude prepotente e de desrespeito institucional, no processo de derrube da Ponte de Passos, sem consultar esta Freguesia;

- Solicitar à Infraestruturas de Portugal ou em última circunstância o Município de Fafe, proceda à construção de um “memorial à Ponte de Passos”, para memória futura, em local a designar, até ao final do presente ano, e de acordo com a maquete/projecto em anexo;

- Que a presente proposta seja dado conhecimento à Câmara Municipal de Fafe e Assembleia Municipal;

- Que a deliberação, agora tomada seja divulgada publicamente;