Projeto ESPAÇO S+ vai ser dado a conhecer aos cidadãos de Paços

Paços tem-se esforçado para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da sua população. Depois de várias iniciativas,  entre as quais o louvável ‘Juntar Passos’ (que teve como objetivo a redução dos desperdícios de plásticos), o ponto CTT, o Espaço Cidadão e o Balcão SNS24, surge o ESPAÇO S+, iniciativa essa que os cidadãos  de Paços vão poder ficar a conhecer já no próximo fim de semana. A Cerimónia de apresentação decorrerá no próximo domingo, dia 14, pelas 9h30 da manhã, no salão da sede da Junta de Freguesia, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Fafe,  Dr. Antero Barbosa, e do Diretor Executivo do Aces do Alto Ave, Dr. José Novais de Carvalho. Toda a população está  convidada a assistir à Cerimónia. O ESPAÇO S+ é um projeto apoiado pelo programa nacional ‘Bairros Saudáveis’,  financiado pelo Ministério da Saúde e pelo PRR. Entre mais de 750 candidaturas, foram aprovados 232 projetos, entre os quais o de Paços. O principal objetivo desta iniciativa é facilitar o acesso da comunidade aos cuidados básicos de saúde, sobretudo no que diz respeito à população com mais de 65 anos e de mobilidade reduzida, que viu o seu acesso a medicamentos e terapias constrangido durante a pandemia, embora esse já fosse um problema antigo. Consta da  candidatura que em Paços “existem vários idosos em isolamento social ou com dificuldades de acesso a cuidados de saúde”. O projeto visa, assim, desenvolver atividades ou medidas que incluem três áreas: + Saúde, visando a abertura do Espaço S+ e o desenvolvimento de uma Unidade Móvel para fazer visitas domiciliárias aos idosos com mais de 65 anos, para lhes serem prestados serviços básicos de saúde; + Social, pretendendo apoiar e acompanhar as famílias carenciadas de Paços no acesso a apoios sociais; + Solidário, formando equipas de voluntários que irão atuar em eventos solidários de apoio ao projeto. Tudo isto irá certamente tornar Paços uma “Aldeia + Saudável e Feliz” e também mais atrativa.