Um projeto de referência nacional ...

Criação de uma Unidade Móvel de apoio aos idosos é o principal objectivo do projecto ‘Espaço S+’ escolhido entre mais de 750 candidaturas, a nível nacional Paços quer ser uma Aldeia + Saudável e Feliz.

Perguntaram à freguesia Paços o que faria para melhorar a vida das pessoas da freguesia se tivesse dinheiro e a Associação Aldeia Passos d’Alegria respondeu com criatividade: criar o espaço S+. Depois da iniciativa ‘Camilo em Passos’, ‘Juntar Passos’, o ponto CTT, Espaço Cidadão e Balcão SNS24, agora chegou a vez do Espaço S+.

Com o propósito de ser “um ‘facilitador’ à comunidade no acesso aos cuidados básicos de saúde” para assim “tornar o território da freguesia de Paços, uma Aldeia + Saudável e Feliz, para ‘cativar’ todos aqueles que um dia possam decidir aqui viver”, começaram por explicar Lídia Martins, presidente da associação Aldeia Passos D’Alegria e Joaquim Barbosa, presidente da junta. O projecto Bairros Saudáveis é uma iniciativa do governo que tem como finalidade dinamizar parcerias e intervenções locais de promoção da saúde e da qualidade de vida das comunidades territoriais. E foi assim que, em Paços, nasceu o projecto ‘Aldeia + Saudável e Feliz ... a vez do ... ESPAÇO S+’, que assenta em dois eixos temáticos, a Saúde e o Social. “Procuramos evidenciar objetivos e atividades, que se mostram prementes nos tempos atuais, desagregando serviços à comunidade nas seguintes áreas: + Saúde + Social + Solidário”, referiu Lídia Martins avançando que aceitou o desafio lançado pelo presidente da junta de freguesia para participar na iniciativa. E as ideias que constam no projecto vencedor são simples. + Saúde com a instalação do Espaço S+ e a criação de uma Unidade Móvel para “visita domiciliária aos idosos com mais de 65 anos, na prestação de serviços básicos e acompanhamento de saúde”. + Social para “apoiar e acompanhar às famílias carenciadas da freguesia, no acesso aos vários conjuntos de apoios sociais e articulação com as várias entidades”. + Solidário através de “equipas de voluntários, na dinamização de eventos solidários de apoio ao projeto”, explicaram avançando que a iniciativa será apresentada à população em breve. Um projecto que era uma necessidade para a freguesia evidenciada, ainda mais, desde que a pandemia de covid-19 assolou o nosso país. “Ficou claro a necessidade de criar alternativas no apoio à comunidade, como o isolamento social, verificamos os vários constrangimentos no acesso aos cuidados básicos de saúde, sobretudo da população com mais de 65 anos e com mobilidade reduzida, que ficou mais vulnerável, sobretudo no apoio e acesso aos medicamentos e na gestão do regime terapêutico”, evidenciaram. Projecto de Paços entre os 232 aprovados ‘Aldeia + Saudável e Feliz ... a vez do ... ESPAÇO S+’ foi escolhido entre mais de 750 candidaturas e integra os 232 projectos aprovados a nível nacional. Em termos financeiros foram solicitados 25 mil euros. “O restante valor, 10.357,00 €, representa a componente da parceria que foi estabelecida com a Junta de Freguesia, mais concretamente na comparticipação em parte da viatura adquirir e respetivo combustível para criação da unidade móvel de saúde e também do compromisso dos vários parceiros na realização de iniciativas que possam resultar na angariação de fundos”, esclareceram. Uma ideia que só foi possível concretizar com estas ajudas. “Esta era uma ideia que a Junta de Freguesia e os vários atores locais entendiam ser muito importante para a comunidade, certamente que os recursos financeiros limitam qualquer iniciativa, mas apesar da ideia inicial ser para avançar de forma gradual, este incentivo vai ajudar a dar uma resposta mais célere”. O próximo passo para deixar Paços cada vez mais ‘saudável’ é dar a conhecer o projecto à comunidade. “Para que possam avaliar o benefício do mesmo. Será feito o mais breve possível, nesta primeira fase junto da população mais idosa, através da equipa técnica de apoio ao projeto. Estamos também já a realizar reuniões individuais com os vários parceiros do projeto”, terminaram.