…. a vez do … Espaço S+

Aldeia + Saudável e Feliz

…. a vez do … Espaço S+ PAÇOS

+ SAÚDE

+ SOCIAL

+SOLIDÁRIO

Uma resposta aos tempos atuais ....

Descrição

O Projecto comum entre os vários parceiros é a criação de uma Aldeia + Saudável e Feliz, através de uma abordagem estratégica para uma comunidade, que visa a criação de dinâmicas e actividades com valor acrescentado que procuram promover a inclusão social a saúde e bem‑estar. Pretende ‑ se neste projecto incluir uma resposta mais eficaz na assistência e promoção da saúde e do apoio social, através de uma iniciativa que designamos ...… a vez do … Espaço S+, ou seja, + Sáude + Social + Solidário... junto de uma comunidade que se encontra com constrangimentos no acesso a cuidados básicos de saúde. Em que o isolamento social dos idosos já era um problema neste território, mas com este último acontecimento da pandemia Covid‑19, veio agravar a situação sendo estas pessoas / grupo mais vulnerável da sociedade. (Estima‑se cerca de 250 idosos). Outro facto é o decréscimo da rede de apoio do vizinho que devido ao medo de contágio ou mesmo o isolamento profilático que já existe.

Objetivo geral e justificação:

Espaço S+… O Projecto comum entre os vários parceiros é a criação de uma Aldeia + Saudável e Feliz, através de uma abordagem estratégica para uma comunidade, que visa a criação de dinâmicas e actividades com valor acrescentado que procuram promover a inclusão social a saúde e bem‑estar. Pretende ‑ se neste projecto incluir uma resposta mais eficaz na assistência e promoção da saúde e do apoio social, através de uma iniciativa que designamos ...… a vez do … Espaço S+, ou seja, + Sáude + Social + Solidário... junto de uma comunidade que se encontra com constrangimentos no acesso a cuidados básicos de saúde.

Objetivos Especificios 

1- Apoiar a população residente com 65 ou mais anos e/ou com mobilidade reduzida temporária ou permanente, no acesso a cuidados de saúde básicos. Nos últimos meses tem se verificado vários constrangimentos, no acesso a cuidados saúde básicos, dos indivíduos residentes no território (que repartimos por prioridade de intervenção em 5 Lugares: BAIRRO; BOAVISTA; LUSTOSO; MONTE; ALDEIA). Estimamos cerca de 250 idosos em isolamento social, ou com dificuldades de acesso a cuidados de saúde. Este já era um problema do território, mas ficou agravado pela pandemia de COVID 19 que veio, ainda mais, exacerbar um problema que há muito fazia parte do dia a dia da nossa população, sendo que população com 65 ou mais anos e/ou com mobilidade reduzida temporária ou permanente é, sem dúvida, a mais desprotegida. Na iniciativa participativa “ouvir os cidadãos” ficou claro, ser efetivamente esta uma população (crê se, com mais co morbilidades e, portanto, mais vulnerável, que necessita de apoio).

2- Agilizar, com as instituições parceiras prestadoras de cuidados de saúde, intervenções que contribuam para a melhoria do acesso aos cuidados de saúde da população alvo, bem como, ser elemento ativo no plano de ação institucional, em articulação com o Plano Local de Saúde. Verifica‑se, são disso exemplo várias notícias, dificuldades no acesso da população aos cuidados de saúde primários, quer, entre outros motivos, pela dificuldade de marcação de consulta médica, dificuldade de mobilização, mas também pelas medidas epidemiológicas impostas à população, que têm levado ao abandono de regimes terapêuticos. Seja por motivos imputáveis aos indivíduos ou a terceiros, é certo, que existe tendência para o descontrole e falta de respostas e evidentes fragilidades de assistência, que com esta iniciativa, através de um conjunto de actividades em cada lugar do território queremos dar resposta conjuntamente de forma eficaz, em parceria com a autoridade de saúde local.

3- Prestar a apoio social a agregados familiares com rendimentos baixos e/ou em situação de desemprego, e com dificuldade no pagamento a despesas de saúde, pagamento de contas correntes e gastos com alimentação. Um dos problemas mais frequentes das famílias e identificados nos 5 Lugares do Território através da iniciativa participativa “ouvir os cidadãos”, prende‑se com as despesas de saúde, pagamento de contas correntes e gastos na alimentação. O nível de rendimento global dos agregados familiares é de forma geral baixo, salientando que cerca de 45% das famílias apresentam um rendimento mensal entre 250,00 Euros e 400,00 Euros, e que cerca de 20% dos agregados subsistem com um rendimento mensal inferior a 249,00 Euros. Com esta iniciativa Espaço S+, pretendemos ser mais solidários com a comunidade mais desfavorecida através dos mecanismos de apoio existentes e se necessário facilitadores do acesso a bens alimentares, através do parceiro Câmara Municipal de Fafe.

4- Disponibilizar, no Espaço S+, informação temática sobre saúde individual, gestão alimentar e prevenção de complicações apelando à adesão terapêutica, potencializando a inclusão individual saudável na comunidade. Com este objetivo pretende dar um sinal para uma tendência que resultou da pandemia, ou seja, a possibilidade de transferir e capacitar serviços básicos de saúde básicos para mais próximos da população. A pandemia demonstrou, pela positiva ou pela negativa, que perante uma crise económica, a proximidade de serviços como o Espaço S+ que pretendemos capacitar, pode agilizar um conjunto de respostas com as entidades que se revertem dessa competência. Salienta‑se a importância da localização física do Espaço S+ na sede da promotora ser praticamente contíguo a dois espaços frequentemente revisitados pela comunidade, ou seja, Espaço do Cidadão e Ponto CTT, bem como fica junto ao Espaço de Lazer e Polidesportivo, que podem alavancar iniciativas de promoção de hábitos saudáveis.

5- Promover redes de apoio familiares, de amigos e vizinhos, o voluntariado, através de medidas inclusivas, em articulação com as instituições e associações locais. Os idosos e/ou indivíduos dependentes, o stress, a viuvez e a solidão são fatores que frequentemente levam ao isolamento, ao abandono e ao abandono do regime terapêutico. O papel positivo das redes sociais de apoio, mas principalmente da existência de um amigo ou confidentes, habitualmente diminuem o isolamento social, promovem alterações saudáveis do estilo de vida bem como fortalecem os laços familiares. (….) Outros resultados estão associados a estas medidas, tais como o aumento da estimulação sensorial, menos incidência de sintomas psicológicos, ….. apontando‑se que o apoio social é um bom previsor do estado de saúde física e mental do individuo. Promover eventos solidários com os parceiros para contribuir para a sustentabilidade do projecto ALDEIAS + SAUDÁVEIS E FELIZES ... a vez do Espaço S+, com angariação de fundos.

Atividades:

1- Instalação e apetrechamento do Espaço S + na sede da Promotora para cumprimento dos pressupostos definidos nos objetivos do projeto e capacitação para implementação das atividades na área da saúde e de apoio social;

2- Capacitação da Unidade Móvel de Apoio ao Serviço da Comunidade, afeto à iniciativa Espaço S+ e apetrechamento da Unidade Móvel de Apoio ao Serviço da Comunidade;

3- Aquisição de serviços de Saúde (Enfermagem) em regime de trabalho liberal, para constituição de uma equipa de trabalho de 6 elementos (5 enfermeiros residentes na freguesia e uma técnica de apoio social, recurso da parceira Câmara;

4- Articulação com a Unidade de Saúde Familiar a que o individuo pertence da informação e levantamento do regime farmacológico e terapêutico, Gestão de agendamentos e as necessidades de intervenção identificadas;

5- Criar processo individual do utilizador dos serviços (comunidade local alvo), como : ‑ Regime terapêutico; Gestão de agendamentos; Registo de intervenções; Identificação de necessidades, nos termos das orientações e normas instituídas pelo parceiro USL;

Parceiros:

Freguesia de Paços

Dulce Maria Barbosa Fernandes Vieira

Grupo Cultural e Desportivo de Paços

ASSOCIAÇÃO ALDEIA PASSOS D’ ALEGRIA

Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Passos

Centro Social e Paroquial de Paços

ACES do Alto Ave ‑ Guimarães/Vizela/Terras de Basto

Cristina Maria Magalhães Leite

Munícipio de Fafe

Lídia do Céu Ribeiro Martins

Nelson Oliveira Costa

Joaquim da Silva Barbosa Fernandes

 

jf-pacos.pt usa cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência no nosso site. Escolha se quer continuar a receber todos os cookies.